Páginas

Total de visualizações de página

domingo, 7 de abril de 2013

Mashup: Integrando para otimizar



Nas  tecnologias,  na web surgem a todo momento, inúmeras novidades e hoje vamos falar de mais uma delas. Você conhece ou já ouviu falar de MASHUPS?
Pois é, a palavra sugere uma mistura. Ela foi inicialmente utilizada  para designar montagens de áudio, ou seja, pegava-se duas ou mais  músicas, agrupavam-se aos pedaços criando-se um novo som ou uma nova composição.
O uso na internet apresenta-se de uma forma um pouco diferente. Surge uma maneira de organizar arquivos vindos de fontes diversificadas, ou seja, é possível fazer uma combinação de assuntos relacionados, organizando vídeos, arquivo  de áudio textos diversos e dados de bases (bancos de dados)  diferentes.

                                           Adaptado de: http://mashstream.com/semantic-web/the-knowledge-mashup/

Vamos analisar a imagem:

Vemos o autor (desenvolvedor) do site Mashup. Sua participação refere-se a construção da página que possa usar as API (programas de interface pública) adotado pelos  serviços de grandes organizações da web, como por exemplo, Google maps. O Yahoo possui  ferramentas que permitem criar Mashup, assim como, a Microsoft e o Google.
Fontes utilizadas são serviços, sites, blogs, bancos de dados que podem ser utilizados na composição da página do mashup. Os recursos são integrados no site mashup de forma que o usuário tenha a um só tempo informações que se complementam.
Como conclusão, podemos afirmar que o conceito Mashup vai ao encontro das aspirações e necessidades de integração das informações e de colaboração entre as pessoas. 

3 comentários:

  1. Na minha opinião, você conseguiu captar o sentido do conceito, a sua essência. Gostei da sua adaptação da ilustração, ficou fácil entender como funciona. Sua conclusão, demonstra que você atingiu os objetivos da unidade 3 do curso.
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Claro, objetivo e esclarecedor. Gostei muito da sua exposição. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto! A ilustração é perfeita para entendermos de fato os mashups. Parabéns!

    ResponderExcluir